PT  EN
GRANDES UTÓPICOS
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z / ALL



Stephen William Hawking

Dates: 8 de janeiro de 1942

 

Nacionalidade: Inglesa

 


Stephen William Hawking, o mais velho de quatro filhos de Frank e Isobel Hawking, nasceu no 300º aniversário da morte de Galileu, a 8 de Janeiro de 1942 em Oxford, Inglaterra. A sua mãe era escocesa e licenciou-se na Universidade de Oxford, na década de 1930. O seu pai, também licenciado em Oxford, foi um médico dedicado à investigação.

 

Os Hawkings eram uma família muito intelectual. Frank queria que o seu filho mais velho fosse para medicina, mas, posteriormente, Stephen mostrou uma grande paixão pela ciência e pelo universo.

 

No início da sua vida académica Hawking não era um aluno excecional. No entanto, durante a sua adolescência, juntamente com os seus amigos, construiu um computador a partir de peças recicladas. Hawking expressou o seu desejo de estudar matemática, mas como Oxford não oferecia um curso nessa especialidade, optou por cosmologia.

Em 1962, licenciou-se em ciências naturais e passou a frequentar a Trinity Hall na Universidade de Cambridge como licenciado em cosmologia.

 

Quando Hawking começou a reparar nos seus problemas de saúde estava em Oxford. Depois de ir ao hospital, os médicos informaram a família que este estava na fase inicial de Esclerose Lateral Amiotrófica. Eles deram-lhe dois anos e meio de vida. Quando ele se apercebeu que poderia morrer antes de terminar a sua licenciatura dedicou-se inteiramente ao trabalho.

Em 1963, na festa de Ano Novo apaixonou-se por uma rapariga estudante de línguas, chamada Jane Wilde. Casaram-se em 1965.

 

Hawking é considerado um grande utópico porque mudou o mundo da física com a sua teoria que continua a ser estudada em universidades de todo mundo.

  Páginas Vistas: 79251