IJUP

INVESTIGAÇÃO JÚNIOR DA UNIVERSIDADE DO PORTO (Concurso 2011)

Empreendedorismo social em Portugal: contributos para a análise da sua emergência nas áreas educativas e organizacionais O projecto IJUP, financiado pela Reitoria da Universidade do Porto, resulta de uma candidatura realizada por um conjunto de alunos e professores da Faculdade de Letras do Porto, que aposta no conhecimento do empreendedorismo social a partir de estruturas organizacionais e educativas nacionais.

O projecto é desenvolvido de forma acoplada com o grande projecto "Empreendedorismo Social em Portugal: as políticas, as organizações e as práticas de educação/formação”. Neste sentido, temos 3 grandes eixos de trabalho, todos eles a pontuarem para a temática chave do empreendedorismo social em Portugal:

  1. análise e validação dos estudos de caso organizacionais, com relevo para as questões ligadas à comunicação externa virtual, particularmente site e facebook e aos recursos humanos;
  2. aplicação de entrevistas aos directores de cursos de pós-graduação orientados para o empreendedorismo social;
  3. participação no trabalho dos grupos de devolução criativa com actores chave no sentido da formulação de recomendações nos domínios politico, organizacional e educativo.

 

Equipa de investigadores:

Discentes: Gonçalo Marques, Mafalda Gomes, Vera Lisa Araújo, Susana Tavares Castro

Docentes: Cristina Parente e Helena Madureira

 

Período de execução:

Outubro de 2012- Outubro 2013

 

Financiadores:

Logo Santander Totta Logo UPorto