Mesas Coordenadas

Day 1
21 Jun 2016
Day 2
22 Jun 2016

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 1

Configuração recente e perspectivas futuras da investigação sobre História das disciplinas no espaço luso-brasileiro: fontes, métodos e técnicas

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 2

Discursos e itinerários de modernização educativa

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 3

Rendimento escolar dos alunos: modos de configuração do problema e de suas soluções

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 5

Autografias e sociabilidades no espaço ibero-americano no trânsito do antigo regime. História da alfabetização

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 7

A educação portuguesa nas duas escolásticas: teorias e práticas

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 4

A educação das escolas domésticas, comunitárias e públicas no Brasil e em Portugal (séculos XIX e XX)

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 6

Educando corpos em meados do século XIX: mestres de educação física e dança no Brasil e em Portugal

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 8

Tradição e herança educativa: dos conceitos às práticas de preservação e de patrimonialização

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 9

Acervos de documentos escolares e a disciplina História da Educação: propostas para a formação de professores

Mesas Coordenadas – S2 – Eixo 3

Intelectuais, estado e políticas educacionais em Portugal e no Brasil (1920-1975)

Mesas Coordenadas – S2 – Eixo 4

Ensino secundário: diálogos Brasil/Portugal

Mesas Coordenadas – S2 – Eixo 5

Infância, escola e civilidade

Mesas Coordenadas – S2 – Eixo 6

Os espaços e o corpo na educação

Mesas Coordenadas – S3 – Eixo 3

Entre duas margens: publicação, circulação e recepção de impressos protestantes entre Brasil e Portugal na transição do século XIX-XX

Mesas Coordenadas – S4 – Eixo 3

Instituições e políticas de educação no contexto ilustrado do século XVII e início do século XIX

Mesas Coordenadas – S4 – Eixo 4

Histórias da educação no Brasil e em Portugal (1950-1970): ensino secundário, ensino liceal e escolas normais

Mesas Coordenadas – S4 – Eixo 5

Brasil, Itália e Portugal: movimentos migratórios, escolarização e livros escolares

Mesas Coordenadas – S4 – Eixo 6

Mediação cultural na produção do público republicano: Brasil–Portugal ( fim do séc. XIX e início do séc. XX)

Mesas Coordenadas – S5 – Eixo 3

A compreensão das formas de escolarização da vida em Portugal e no Brasil entre o final do século XIX e meados do século XX

Mesas Coordenadas – S5 – Eixo 4

As luzes e as faces do prisma: a reforma pombalina na Universidade de Coimbra em perspectiva

Mesas Coordenadas – S5 – Eixo 6

Profissão-professora: (ainda) no feminino?

MESA COORDENADA – S6 – EIXO 6

EDUCAÇÃO POPULAR E PROTAGONISMO SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: INTERVENÇÃO E MEDIAÇÃO EM FREI BETTO

SINDICATOS E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM PORTUGAL (1970/1990)

DO CAMPO PARA A CIDADE: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS DO NORDESTE BRASILEIRO (1960-2000)