Eixo 2

Percursos da Pesquisa: Tendências Metodológicas

Que itinerários de investigação? Qua autores de referência? Que solidariedades e/ou inovações conceptuais?
Day 1
21 Jun 2016

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS – S1 – EIXO 2

PUXANDO FIOS, PRODUZINDO TEIA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA SOCIAL E HISTÓRIA CULTURAL PARA PESQUISA

DESAFIOS DO ESTUDO DA MATERIALIDADE ESCOLAR AO OFÍCIO DE HISTORIADOR: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS NARRATIVAS DE UMA EXCURSÃO

CULTURA ESCOLAR, MEMÓRIA, FONTES E OBJETOS: O CORPUS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA CULTURAL.

HISTÓRIA INTELECTUAL E DOS INTELECTUAIS: UMA ANÁLISE CONCEITUAL CRÍTICA SOBRE AS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

HISTÓRIA ORAL ENTRE O STATUS DE METODOLOGIA E A TÉCNICA

Mesas Coordenadas – S1 – Eixo 2

Discursos e itinerários de modernização educativa

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS – S2 – EIXO 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: BALANÇO HISTORIOGRÁFICO

CONFERÊNCIAS EDUCACIONAIS, MODERNIDADE PARA A NAÇÃO E MODERNIDADE PEDAGÓGICA: EXPANSÃO, GRATUIDADE E OBRIGATORIEDADE DO ENSINO PRIMÁRIO (BRASIL, ANOS DE 1920)

POR UMA SENSIBILIDADE OBJETIVA: TAVARES BASTOS E A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS – S2 – EIXO 2

CAMINHOS PERCORRIDOS: A OBRA MOACYRNIANA E OS POSSÍVEIS OLHARES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

CAMINHOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ENSAIO BIBLIOGRÁFICO

SITUANDO O PROBLEMA E DEFININDO O PERCURSO METODOLÓGICO DA PESQUISA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL RURAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ÁGUA MANSA COQUEIROS

UM NOVO CAMINHO METODOLÓGICO PARA COMPREENDER INFÂNCIA E ESCRITA DE MULHERES LATINO-AMERICANAS: UM ESTUDO DE GÊNERO A PARTIR DE NORBERT ELIAS

ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARADOS E O DOMÍNIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS PROCEDIMENTOS DE COMPARAÇÃO UTILIZADOS PELA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS – S3 – EIXO 2

O USO DA HISTÓRIA DE VIDA, BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

O CONTRIBUTO DA BIOGRAFIA NA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA: JOSÉ SEBASTIÃO E SILVA (1914-1972), CIENTISTA E PROFESSOR

PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO E HISTÓRIAS DE VIDA - ANOS DE 1990 A 2000

INFANCIA EM WALTER BENJAMIN: PROPOSIÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO HISTORIOGRÁFICA

COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS – S3 – EIXO 2

A POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO E NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

IMAGENS DE MULHER EM REVISTAS ILUSTRADAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: UMA LEITURA A PARTIR DAS REFLEXÕES DE SERGE MOSCOVICI

OS TESTES ARITMÉTICOS NOS MANUAIS PEDAGÓGICOS PORTUGUESES: O USO DA MATEMÁTICA NA LEGITIMAÇÃO DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA NO INÍCIO DO SÉCULO XX ENTENDIDAS COMO BALIZAS NAS PRÁTICA ATUAIS NO BRASIL

A REDE DE REFERENCIABILIDADES COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: O INÍCIO DE UM PERCURSO EM DIÁLOGO COM FONTES PRODUZIDAS POR GABRIELA MISTRAL E CECÍLIA MEIRELES